segunda-feira, 4 de novembro de 2013

 
O SACRAMENTO DA CRISMA
A Crisma é ainda conhecida na Igreja como o sacramento daquele que deseja se fazer soldado de Cristo. Trata-se do sacramento da maturidade cristã, no qual o cristão livremente corrobora o chamado de Deus a viver sua fé.
Sem dúvida, ainda temos muito caminho a percorrer no que se refere a compreender e valorizar este sacramento. Infelizmente, muitos cristãos não possuem a consciência profunda da grandiosidade deste sacramento. Continuam a vê-lo como uma espécie de cursinho que, ao final, lhes dará um diploma através de uma formatura. Até mesmo na linguagem popular percebemos esta discrepância: curso de Crisma. Na verdade, não se trata de um curso, mas de uma caminhada para se completar a iniciação à vida cristã. Iniciação não significa fim e sim começo ou, para alguns, recomeço. A Crisma faz parte dos três sacramentos da iniciação cristã, que são: Batismo, Eucaristia e Crisma. Estes três sacramentos são os fundamentais para uma caminhada na vida Cristã. Mas por quê? O Batismo apaga em nós o pecado original, nos faz filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros das promessas de Cristo. A Eucaristia é a força na caminhada de fidelidade, pois alimenta a nossa vida com o próprio Cristo: a vida do nosso Salvador se faz alimento para a nossa própria vida. A Crisma é a confirmação da fé recebida no Batismo, mas, desta vez, porque eu mesmo tenho a certeza de que a quero para mim.
No último dia 27/11, na Missa das 19:00h, vinte e sete paroquianos nossos, entre jovens e adultos, foram crismados. Confirmaram sua fé e disseram, livremente, a Jesus que queriam ser seus soldados, ou seja, desejavam lutar pela fé e pela Igreja. A magnitude deste sacramento, com certeza, não foi compreendida por eles naquele momento. Contudo, devemos rezar por todos eles para que sigam firmes na fé que confirmaram perante o sucessor dos Apóstolos, o Bispo. Agora é tarefa da Comunidade pedir a Deus que os sustente em sua caminhada para a glória eterna.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos os catequistas que se empenharam com tanto carinho e amor, para que todos os agora crismados pudessem, ao longo dos encontros, fazer a experiência do vivo e verdadeiro. Também agradecemos a Dom Alano Maria Pena, O.P., nosso Arcebispo Emérito, por ter se disponibilizado em vir até nossa Paróquia e confirmar estes irmãos na fé.
Que o Senhor da Vida abençoe a todos!
Pe. Max Celestino Sales de Almeida
                                                                                  Pároco
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário